[Mundo de Trevas] Astecas: Nahualli

Fundação: 2000 a.C., México

Base: Nenhuma.
Atuação: Todo o México.
Personalidades: Nezahualpilli.
 
Background
 
Os primeiros xamãs Nahualli eram filhos dos primeiros Nagual com as humanas dos povos que viviam na região do México quando os deuses do panteão mexicano passaram a influenciar a região. Esses filhos eram humanos em aparência, mas podiam desenvolver habilidades semelhantes às de seus pais Nagual. Com o tempo desenvolveram essas e outras habilidades em forma de magia, que repassaram a seus filhos e a aprendizes mortais.
 
Rapidamente os Nahualli se espalharam por todo e território mexicano e se tornaram xamãs, conselheiros e às vezes até chefes das tribos que habitavam a América Central, se mesclando facilmente a todos os povos do México. Como nunca tiveram compromisso com um deus em específico, mas sim com toda a natureza, nunca tiveram grandes atritos com os panteões dos povos que habitavam as regiões onde se estabeleceram. Uma vez na região, os Nahuallli simplesmente aceitavam os deuses locais e assimilavam o seu culto.
 
Características
 
Os Nahualli são especialistas nos caminhos da Vida. Seus conhecimentos em herbalismo são vastos, possuem rituais de transformação em animais e alguns xamãs mais poderosos podem se transformar em Nagual, criaturas metade homem e metade animal. A grande maioria dos Nahualli possui um guia espiritual e com a sua ajuda aprendem a viajar pelo mundo espiritual.
 
Graus
 
Os nahualli estão divididos em Aprendiz, Xamã Nahual e Grande Nahual. Os aprendizes são ensinados pelo mestre Xamã de sua comunidade passam de dois a cinco anos até se tornarem verdadeiros Xamãs. Na ocasião do ritual de passagem, o Aprendiz é enviado a selva para encontrar seu guia Nagual e ligar-se a ele pelo resto de sua vida. Os Grandes Nahualli são os feiticeiros mais poderosos da ordem e alguns deles são filhos de Nagual com humanas.