[Sistema Daemon] Regras para Escudos

Estive pensando outro dia: “Qual a vantagem de se usar um escudo?” No netbook Guia de Perícias1.Página 10 é dito que:

“A vantagem de se usar um escudo em combate é que além dele oferecer uma boa proteção, cada escudo tem um IP próprio (esse valor de IP não é descontado de AGI e DEX como as armaduras, pois não dificulta o movimento do Personagem).”

Então, quando o personagem está usando um escudo, que tem um IP próprio, não há penalidade na inciativa, pois não dificulta o movimento da personagem?! Ora, isto é besteira! É claro que carregar um escudo dificulta o movimento, pois o tamanho e o peso do escudo são empecilhos na hora de manejá-lo.

Mas ao acrescentar-se penalidade de iniciativa aos Escudos, a vantagem de usá-los desaparece. Então deve haver alguma vantagem que torne atraente usar um escudo. É possível bloquear um golpe de arma com outra arma usando-se um teste resistido entre o valor de ataque do atacante contra o valor de defesa do atacado, ou vice-versa, dependendo da fonte ativa. Se o atacado passa no teste então ele bloqueia o golpe e não recebe dano algum. Caso falhe, o dano recebido será descontado de qualquer IP que possua e depois pode ser reduzido pela metade com um teste de CON.

Apesar de possibilitarem defesa, armas são objetos de área reduzida, fazendo com que existam menos pontos por onde o golpe do adversário possa ser bloqueado, exigindo que o defensor seja mais rápido, mais atento e mais habilidoso no manejo da arma a fim de posicioná-la de uma maneira na qual possa bloquear golpe do atacante antes que ele atinja seu corpo.

Já escudos, por possuírem uma área maior, facilitam a defesa, pois existem uma área bem maior para bloquear o golpe do adversário. Assim, ele necessita de menos habilidade no manejo do escudo, bem como menos rapidez e menos atenção. Isso poderia ser levado para as regras como um modificador permanente para a perícia Escudos. Poderia ser algo entre +20 e +30% de aumento, ou mesmo um modificador dobro. O que acham?

Notas   [ + ]